Escritos



A HISTÓRIA DO XADREZ PERSA



Sempre deparei-me com a dúvida diante da capacidade da inteligência humana para montar sistemas complexos e ao mesmo tempo proporcionar conhecimento despertado a partir de entreterimento sadío. Então fui a busca e encontrei a seguinte história: havia um grão-vizir (principal conselheiro do rei) que inventou um jogo, no qual, a  peça principal era o rei e em segundo plano o grão-vizir (bem o que poderiamos esperar do criador do jogo). O jogo continha 64 quadrados vermelhos e pretos. O objetivo deste jogo era capturar o rei inimigo, assim sendo, SHAHMAT (Shah=Rei Mat=morto). Atualmente conhecemos como "CHECKMATE" provinda do inglês. A evolução também aconteceu com as peças e regras, pois o grão-vizir passou a ser chamado de rainha. No entanto, não há registros do possível encantamento do rei por este jogo, pois determinou que o próprio grão-vizir fizesse seu preço. Imeditamente o sábio respondeu que queria um grão de arroz em cada quadrado e que dobrasse esse valor em cada novo quadrado. Não satisfeito com o simples pedido do grão-vizir, o rei ofereceu jóis, dinheiro, mulheres, mesmo assim recuso afirmado que somente o que lhe bastava era o primeiro grão de trigo. Mesmo sem saber a proporção da escolha o rei consentiu. O deparar com o resultado obtido com o simples pedido  o rei observou que era prativamente impossível tal calculo, pois 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024... O resultado é praticamente incalculável ao chegar ao último quadrado (64).


Esta história foi retirada da obra "Bilhões e Bilhões" de Carl Sagan